PUBLICIDADE


 





















A Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) irá participar do festival de cultura japonesa Bunka-sai, que acontece em Petrópolis de 03 a 26 de agosto. Na casa, haverá atividades nos dias 07 e 08, com entrada franca.

No dia 07, às 19h, acontece a palestra Haicai e análise da obra “Impressões do Japão”, com o professor Ataualpa Antonio Pereira Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação. O livro “Impressões do Japão” foi escrito por Cláudio de Souza a partir de uma viagem ao país e apresentada como palestra na Academia Brasileira de Letras em 05 de setembro de 1940.

No evento, o professor Ataualpa Filho irá partir dessa obra para realizar uma comparação entre o Japão antes da Segunda Guerra Mundial, descrito por Cláudio de Souza, e o Japão contemporâneo. Haverá ainda a leitura de haicais, uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.

Já no dia 08 de agosto, também às 19h, acontece a atividade “Palestras, leituras de lendas japonesas e apresentação musical”. Na ocasião, alunos do Kumon e do Colégio Japonês de Petrópolis farão uma apresentação de leitura de textos, tradução e conversação com o intuito de despertar o interesse pela língua e cultura japonesas, sob coordenação das professoras Hiroko Mochizuki, Fátima Brasil e Celina A. Vettore Maydana.

A Casa de Cláudio de Souza foi selecionada como um dos espaços do Bunka-sai devido à ligação do seu titular com o Japão. Além do livro escrito sobre o país, Cláudio de Souza foi o fundador do Instituto Cultural Japonês no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br. A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis.


Serviço
Atividades do Bunka-sai na Casa de Cláudio de Souza
Datas: 07 e 08 de agosto de 2012 – 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE