PUBLICIDADE


 

Jeane Kratochwill 

por Anna Paula Di Cicco
Já pensou em um site que informe tudo que está acontecendo no cenário cultural infantil de Petrópolis? E já imaginou ter de planejar o final de semana com as crianças depois de uma semana de correria e trabalho? Pois tudo isso pode ser facilitado com um único clique! O blog “Petrópolis para Crianças” surgiu em meados de julho deste ano e, mesmo com pouco tempo de estrada, já faz o maior sucesso entre pais e filhos.
A ideia é de Jeane Kratochwill (foto), petropolitana de 34 anos e analista de sistemas que trabalha há dois anos com blogs de conteúdo materno. “Eu tinha vontade de utilizar os conhecimentos que adquiri para beneficiar a população de Petrópolis, mas ainda não sabia ao certo onde atuar. Nesta época, estávamos tendo vários eventos na cidade em função do Festival de Inverno e notei que a maioria das atividades eram combinadas no boca-a-boca entre os pais e mães da cidade, ávidos por programar o final de semana com as crianças”, relembra.
Segundo Jeane, entre pensar no blog e colocá-lo no ar, foi questão de poucos dias. Ela fez tudo em casa com a ajuda do marido e de amigos, que contribuíram com ideias.
Mãe de Heitor, que está com 3 aninhos, Jeane afirma que sempre teve muita convivência com crianças e, esporadicamente, já trabalhou com este público, o qual julga carente de novas atrações. “As atividades são quase sempre as mesmas. Resumem-se a cinema, teatro e contação de histórias. Vez ou outra encontramos novas atividades mas, mesmo assim, poderíamos ter mais atrações na cidade”, ressalta.
Foi diante disso que ela resolveu enriquecer o calendário da criançada criando o “Piquenique Literário” (foto acima). O evento, que já teve duas edições, uma no Parque Cremerie e outra no Parque Natural Municipal de Petrópolis (Ipiranga), é feito para quem tem fome de leitura! Assim como em um piquenique, uma cesta é colocada ao centro de uma toalha, estendida em um parque ou praça. No entanto, os quitutes encontrados dentro dela são livros trazidos pelas próprias crianças, que doam o que já foi lido, podendo escolher uma obra nova. Além disso, a galerinha ainda pode desfrutar de uma tarde em meio à natureza e fazer novas amizades. Cerca de 100 pessoas participaram desta última edição.
E voltando à internet, por ser um ambiente acessível à maioria das classes sociais, segundo Jeane, o intuito do blog é atingir todos os tipos de público, incluindo a população mais carente. “Muitos eventos são gratuitos e abertos à comunidade e nem sempre têm o público que deveriam ter. Toda criança merece cultura e espero poder atingir o maior número possível de pais e mães com as divulgações”, diz apontando que a medida para o resultado de seu trabalho é ver o público crescer nestes eventos.
Acostumada a participar de atividades culturais durante a infância e incentivada pelos pais, Jeane relata que nos anos 80 as coisas eram menos acessíveis em relação aos dias de hoje. E é por essas e outras que ela se empenha em propagar a cultura de forma prática e descomplicada. Então quem quer incrementar o dia-a-dia das crianças, os eventos podem ser conferidos no petropolisparcriancas.com.br, que traz diversas opções de lazer e cultura na Cidade Imperial. Agora é só clicar, planejar e aproveitar! 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE