PUBLICIDADE


 


Curiosidades e documentos do acervo da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral são divulgados na página criada no Facebook

Fatos e curiosidades registradas em cerca de 900 mil documentos que reúnem certidões de óbito, jornais, plantas de imóveis, entre outros, incluindo pedidos dos mais variados, engraçados e até inusitados, como para extração de dentes, lavar roupa na beira do rio e também para andar de bicicleta na rua. São informações documentadas que formam o Arquivo Histórico de Petrópolis, que agora ganhou lugar no mundo virtual com uma página do Facebook. O público vai ver publicações das curiosidades encontradas no acervo, que pertence à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral.
“As redes sociais, hoje, tem um papel multiplicador da informação. Com a página, é uma maneira leve e de amplo acesso para levar a todo o público essas curiosidades e até raridades que temos documentadas no nosso Acervo Histórico, um espaço tão importante da memória de Petrópolis”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que administra a biblioteca.
Nas sete toneladas de papel do acervo, o público encontra jornais desde 1851; certidões de óbito de 1889 a 1968; livros de sepulturas; processos administrativos desde 1889; livros de imposto predial e de imposto de indústria e profissionais; plantas de imóveis; Diário Oficial do Município; livros de atos, decretos, leis e ofício municipais; além de um acervo de fotografias, CDs, DVDs, mapas e plantas. Periodicamente esses recortes, imagens e fatos, alguns bem inusitados, são postados na rede social. São 40 anos reunindo a história e memória de Petrópolis desde a colonização.
A ideia é que as pessoas conheçam o conteúdo que existe no Arquivo Histórico, mas também possam trocar informações de algum novo documento que também possa integrar o acervo.
“A página foi criada com objetivo de mostrar para as pessoas o valor quem tem o arquivo. Levar ao público parte do arquivo. Passei minha vida aqui fazendo a leitura de toda essa documentação. E fui encontrando nesse processo todas essas curiosidades e até coisas importantes e até engraçadas, como os casos de polícia. E me perguntavam porque não colocar isso na internet e criamos o Facebook para divulgar mais essa riqueza que temos”, conta a chefe do Arquivo Histórico desde 1992, Mariza Gomes, que há 32 anos se dedica à Biblioteca Municipal. 
Quem quiser visitar o Arquivo Histórico de Petrópolis, que fica na Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral no Centro de Cultura Raul de Leoni, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h. A entrada é gratuita. Para seguir a página no Facebook pode acessarwww.facebook.com/ ArquivoHistoricodePetropolis/.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE