PUBLICIDADE


 

O workshop será realizado pela primeira vez em Petrópolis no Espaço Arte na Avenida. (Divulgação)

A experiência de 20 anos com a dança desenvolvida pela bailarina e professora paulista Renata Costa é compartilhada através dos projetos da metodologia Movimento Criativo no workshop "Outras Possibilidades - Movimento Criativo" que será realizado pela primeira vez em Petrópolis no dia 8 de outubro, domingo, das 10h às 17h30, no Espaço Arte na Avenida.
De acordo com a professora Fátima Coutinho, a metodologia parte do princípio da experiência, da improvisação. Vamos abrir um espaço para pensar como estamos ensinando a dança em nossas aulas, rever e construir "Outras Possibilidades".
– O trabalho tem uma pesquisa feita em turmas de iniciação a dança na faixa etária de 03 a 06 anos, mas tem total abrangência com outras idades, os variados estilos de dança e trabalhos a partir do movimento –, explica Fátima. 
Esse projeto começou a circular em janeiro de 2016 e já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Londrina (PR), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo, Brasília e Recife. Agora, se encaminha às cidades de Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ).
– Professor criador. Professor artista. Professor educador pelo movimento. Aqui fica o convite para esse encontro que nos moverá pelo caminho da construção de um pensamento pelo corpo com o ensino da dança –, enfatiza.

Sobre Renata Costa

A professora Renata Costa é pós-graduada em preparação Corporal nas Artes Cênicas, na Faculdade Angel Vianna (RJ), em 2015, com a pesquisa "Voz é corpo – Estudo da preparação corporal na música". Graduada em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), em 2008. Leciona há 20 anos, dança criativa, contemporânea e clássica. Desenvolveu a metodologia "Movimento Criativo" a partir do seu trabalho com crianças de 03 a 05 anos. Como bailarina e coreógrafa, trabalhou em São Paulo com DAMA Cia de Dança e Cia de Dança de São José dos Campos; no Rio de Janeiro participou das companhias Ana Andréa Arte Contemporânea, Andréa Maciel e Núcleo Duo Facto (sob a direção de Marcellus Ferreira). Desenvolveu o trabalho solo "A(s)", participando do Projeto Novíssimos do XIII Panorama de Dança Contemporânea (RJ), entre outros. Trabalha com a coreografa Ana Vitória como bailarina e assistente de coreografia desde 2007, dançando o espetáculo "Ciranda Cirandinha", como assistente de coreografia do trabalho "Vadiando" para São Paulo Cia de Dança, entre outros. Em 2013 fez assistência de direção do espetáculo "Deslocamentos Contínuos" de Ana Vitória e Marcelo Aquino. Em 2014 participou do elenco da peça "ANA – ensaios sobre o tempo e vento", com direção de Marcelo Aquino e fez residência com Monserrat Ismael sobre a metodologia DAN DAN DANSA (Mercat des flors / Espanha). No ano de 2015 participou como professora da residência "Corpo Afetivo" no Museu Arte do Rio (MAR). Em 2016 iniciou o projeto "Outras Possibilidades | Movimento Criativo" ministrando pelo Brasil workshops para professores de dança, artes em geral e educação infantil.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE